27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Competências e Responsáveis

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEDES

Jorge Cruz dos Santos

Rua da Glória, nº 480, Centro

(86)99575-1671

sdsilhagrande2021@gmail.com

7:30 às 13:00

Descrição: A Secretaria de Desenvolvimento Social tem como missão garantir proteção social aos munícipes que dela necessitarem, sem exigir contribuição prévia, e realizar políticas setoriais de forma integrada e pluralista. Reconhece e enfrenta as desigualdades sociais, contribuindo para a inclusão e equidade dos usuários dos serviços socioassistenciais nas áreas urbanas e rurais. As ações sociais são centralizadas na família para garantir convivência comunitária, firmar convênios com entidades públicas e privadas e estabelecer consórcios com outros municípios visando o desenvolvimento de serviços comuns de saúde e assistência social. Desenvolve projetos para atendimento aos desempregados e famílias desprovidas de recursos, protege e encaminha menores abandonados para locais adequados, combate a mendicância e desemprego, promove a integração de pessoas com deficiência na vida comunitária e assegura acessibilidade a imóveis públicos e privados para pessoas com deficiência física.

SECRETARIA DA MULHER - SEMU

Maria do Carmo Pereira dos Santos (Carmem)

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro'

(86)99475-3927

pmigilhagrande@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: A Secretaria da Mulher de Ilha Grande, Piauí, tem como missão promover políticas e ações voltadas para a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência contra a mulher. Trabalhamos para garantir os direitos e a autonomia das mulheres, oferecendo apoio, orientação e assistência em questões relacionadas à saúde, trabalho, educação e segurança. Nossa meta é construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as mulheres possam viver com dignidade e respeito.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FAZENDA - SAFA

Antonio Defrisio Ramos Farias (Tony)

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro

(86)99406-4298

pmigilhagrande@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: A Secretaria de Administração e Fazenda de Ilha Grande tem como responsabilidade normatizar e administrar todas as ações relacionadas aos recursos humanos municipais, desde recrutamento até remuneração, além de implementar e coordenar o sistema de avaliação do desempenho. Também é incumbida de manter o banco de dados de pessoal atualizado, realizar avaliações do desempenho dos servidores e promover a capacitação dos mesmos. Além disso, é responsável pela gestão administrativa da prefeitura, incluindo comunicação interna e externa, recepção, arquivamento, compras e licitações. Suas atribuições englobam ainda fiscalização, arrecadação de tributos, execução orçamentária, controle de estoque e segurança patrimonial.

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Marcelo Santos Silva

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro

(86)98877-7254

controladoriamunicipioig@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: A Controladoria Geral do Município de Ilha Grande, tem como missão exercer o controle das operações financeiras e garantir a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos da administração pública. Além disso, é responsável por acompanhar a execução orçamentária, fiscalizar os serviços prestados pelas secretarias municipais e buscar soluções para pendências. Sua atuação visa garantir a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, promovendo a integridade e o desenvolvimento do município. A Assessoria Especial de Controle Interno - ACI, auxilia nas diversas atividades de expediente e realiza a auditoria e fiscalização interna das atividades administrativas, financeiras e operacionais da gestão.

SECRETARIA DE GOVERNO - SEGOV

Fabiano Teles Furtado

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro

(86)99487-5600

pmigilhagrande@gmail.com

8:30 às 13:00

Descrição: O papel dessa secretaria é supervisionar a divulgação das atividades da administração municipal, coordenar o cerimonial da Prefeitura e articular politicamente o governo com setores governamentais e privados. Além disso, é responsável por organizar a legislação municipal, integrar secretarias e órgãos da administração, e transmitir as diretrizes do prefeito aos demais níveis hierárquicos. Também recebe processos administrativos dirigidos ao prefeito, assessora outros órgãos em sua área de competência e coordena a padronização visual dos símbolos municipais. Essencialmente, planeja estrategicamente as ações do governo para alcançar os objetivos das políticas públicas municipais e definir prioridades em parceria com a população.

SECRETARIA DE SAÚDE - SESA

Pedro Raimundo Firme Filho

Av. Martins Ribeiro, nº 1179, São Vicente de Paula

(86)994912410

saudeig2021@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: Responsável por gerir o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, garantindo a execução da política de saúde pública. Seu papel inclui o planejamento, organização, execução e avaliação das ações e serviços de saúde, bem como a participação no planejamento da rede regionalizada do SUS. Além disso, a Secretaria realiza vigilância epidemiológica e sanitária, executa a política de insumos e equipamentos para a saúde, e colabora na fiscalização ambiental relacionada à saúde humana. Também celebra convênios intermunicipais e com órgãos estaduais e federais, cria e gerencia laboratórios de saúde e hemocentros, e promove campanhas de vacinação. A Secretaria busca sempre normatizar e complementar as ações de saúde, firmando contratos de gestão com organizações sociais e mantendo clínicas de fisioterapia para atender às necessidades da população.

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS - SOSURB

Carlos Antônio Brito da Costa (Brito)

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro

(86)99403-4024

pmigilhagrande@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: Responsável por projetar, executar, fiscalizar e acompanhar as obras públicas municipais, incluindo pavimentação de vias, construção de logradouros públicos e manutenção de estradas vicinais. Além disso, é incumbida de analisar e aprovar projetos de obras públicas e privadas, fiscalizar o cumprimento da legislação urbanística e cuidar da limpeza pública, coleta de lixo e serviços de iluminação. Também é responsável pela mobilidade urbana, garantindo acessibilidade para deficientes físicos e pela conservação dos cemitérios públicos.

SECRETARIA DE DESENV. ECONÔMICO, TURISMO E MEIO AMBIENTE - SEDETUMA

Lya Katarina Santos Carvalho

Rua Projetada 66, nº 43, Porto dos Tatus

(86)99403-0203

secretariadeturismoig@gmai.com

7:30 às 17:00

Descrição: A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente tem como objetivo apoiar projetos e empreendimentos econômicos para gerar emprego e renda no município. Isso inclui elaborar estudos de viabilidade econômica, estimular o setor privado e difundir oportunidades de negócios para investidores locais e estrangeiros. Além disso, promove o empreendedorismo, identifica e divulga potencialidades turísticas, e cria infraestrutura turística para acolher visitantes. Também desenvolve o ecoturismo, planeja ações para o desenvolvimento turístico sustentável e colabora com órgãos estaduais e federais na preservação ambiental. A Secretaria ainda coordena a reparação de danos ambientais, combate o uso indiscriminado de agrotóxicos e apoia iniciativas de entidades não governamentais voltadas para a proteção ambiental. Visite o Delta do Rio Parnaíba! Faça o Cadastro da Taxa Ambiental e ajude o município a investir e preservar o meio ambiente local.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - SEDUC

Ângela Maria Galeno do Nascimento

Rua Vitorino Ribeiro, nº 292, Centro

(86)99418-3570

pmigilhagrande@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: Responsável por executar a política municipal de ensino, garantindo condições físicas adequadas para o funcionamento das escolas municipais. Além disso, assegura profissionais de educação em número suficiente para atender à demanda escolar e a execução de programas suplementares, como educação especial, alimentação escolar e transporte. Também administra e mantém em bom estado a estrutura física e equipamentos esportivos das escolas, estimulando a introdução da educação física como disciplina obrigatória e garantindo espaço e material para sua prática. A Secretaria também regulamenta a atuação da iniciativa privada na oferta de ensino, desde que estejam de acordo com as normas educacionais brasileiras e assegurem qualidade no ensino, infraestrutura e qualificação do corpo docente.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER - SECEL

Adelson Linhares Feitosa

Avenida Martins Ribeiro, nº 229, Bairro: Centro

(86)98105-7023

secelig@hotmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: Nosso objetivo é formular e implementar políticas para preservar o patrimônio cultural, promover a produção artística e garantir acesso aos bens culturais e esportivos para todos os munícipes. Isso inclui promover ações culturais, apoiar grupos locais e manter um Arquivo Histórico Municipal. Além disso, buscamos promover eventos esportivos, captar apoio do Ministério dos Esportes e da iniciativa privada, e incentivar práticas esportivas diversas. Comprometemo-nos em tornar espaços públicos mais acessíveis para atividades esportivas e de lazer, fomentando escolinhas esportivas e ações culturais para todos os residentes. Queremos garantir que a cultura e o esporte sejam acessíveis a todos, promovendo um ambiente de saúde e bem-estar. Trabalharemos em colaboração com a comunidade para atender às suas necessidades, tornando a cultura e o esporte essenciais para a qualidade de vida de nossa cidade. + Telefone: (86) 994655812 Instagram: secel2023ilhagrande

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PESCA - SEAP

Edmar Pereira dos Santos

Estrada para o Tatus, nº 778, Baixão

(86)99477-3526

seapilha@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: A Secretaria de Agricultura e Pesca trabalha em colaboração com instituições públicas e organizações não governamentais para formular normas e padrões que assegurem o desenvolvimento sustentável da pesca, compatibilizando-o com o bem-estar da população e a preservação dos recursos. Além disso, mantém um sistema de informação atualizado sobre a produção pesqueira, apoia cooperativas e associações de pescadores artesanais e de cativeiro, e planeja políticas de desenvolvimento agropecuário e comercialização. Coordena ações relacionadas à produção e abastecimento, facilita o acesso dos produtores a insumos e serviços básicos, disponibiliza informações técnicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva e estabelece políticas para garantir o abastecimento alimentar da população, a renda familiar e o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - DECOM

Alex Lauriano Alves da Silva

Avenida Martins Ribeiro, nº 220, Bairro: Centro

(86)994064298

pmig.decom@gmail.com

8:00 às 13:00

Descrição: O Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ilha Grande é responsável por planejar, executar e orientar a política de comunicação, coordenar as atividades de comunicação social dos órgãos públicos, promover a divulgação de atos e atividades do governo municipal, além de manter arquivos de notícias e comentários da imprensa sobre as atividades da administração municipal. Também é encarregada de coordenar a divulgação de notícias sobre a administração municipal no portal oficial da Prefeitura, resolver a organização de ambulantes nos eventos da cidade e exercer outras atividades correlatas. Em Parceria com a Sala do Empreendedor de Ilha Grande, Divisão de Indústria, Comércio e Serviços (DICOSE), Divisão de Empreendedorismo (DIEM) e Divisão de Apoio à Mulher Empreendedora (DIAME) realiza a organização de venda ambulante nos eventos da cidade.