Secretaria de Saúde de Ilha Grande realiza reunião do Comitê Municipal de combate ao Corona Vírus

A reunião foi realizada sexta-feira 26, e, representante da Câmara Municipal, não comparece à reunião.

Definir as ações nas áreas de Vigilância, Prevenção e Controle do novo Corona vírus na cidade de Ilha Grande foi o objetivo da primeira reunião do Comitê Municipal de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Combate ao Corona Vírus (COVID – 19). Esta reunia foi presidida pela secretária de saúde do município, Juliana Lima, realizada no salão do Centro Social Rural, na manhã desta sexta-feira 26, onde foi entregue aos membros cópia da Portaria Nº 034/2020 de efetivação do Comitê; apresentação do Protocolo de Manejo Clínico de infecções pelo SARC COV – 2 na atenção básica – revisado (14 pag.), incluindo a quimioprofilaxia para os profissionais de saúde; apresentação da nota técnica de orientação Nº 003/2020 (15 pag.), com os critérios para a realização de testes rápidos com todos fluxogramas; votação e aprovação pelo Comitê Municipal de Gestão em Saúde Pública para Combate ao Corona Vírus (COVID 19) aos planos e notas técnicas apresentadas.

Segundo a secretária, o Corona Vírus é uma preocupação mundial, e a Ilha Grande não está isolada desse processo. A primeira medida da prefeitura foi aderir aos Decretos do Governo do Estado; baixar decretos no município de isolamento social, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde OMS e, por meio da Secretaria de Saúde foi criado o Comitê Municipal de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Combate ao Corona Vírus (COVID – 19), que tem o propósito de dar maior transparência aos gastos públicos e as ações que estão sendo realizadas no município. Este Comitê e composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretária de Desenvolvimento Social, Secretária Municipal de Turismo, Colônia de Pescadores Z-7, Associação das Marisqueiras e do Conselho Municipal de Saúde.