Governo Federal reconhece situação de emergência em Ilha Grande-PI

O governo federal reconheceu o estado de emergência em oito cidades do Piauí por conta dos estragos causados pela chuva. A portaria, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (03/05), é assinada pelo secretário nacional de proteção e defesa civil, Alexandre Lucas.

Tiveram o estado de emergência reconhecido as cidades de Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Ilha Grande, José de Freitas, Lagoa Alegre, Luís Correia, Parnaíba e São João do Arraial.

A portaria leva em consideração o Decreto nº 18.192, de 04 de abril de 2019, do Governo do Estado do Piauí. Entre as cidades listadas, Parnaíba, Ilha Grande e Luís Correia foram as que mais sofreram com as chuvas nos meses de março e abril.

Ilha Grande-PI

O decreto em Ilha Grande-PI foi publicado pelo prefeito Herbert Silva no dia 25 de março, após as fortes chuvas que levaram o nome do município ao primeiro lugar no ranking brasileiro de índices pluviométricos.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), somente no mês de abril choveu um acumulado de 678,5 milímetros, o maior volume de chuvas do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

E por conta disso, várias ações foram realizadas pela prefeitura de Ilha Grande-PI como a construção de valas para escoamento das águas, o apoio às famílias desabrigadas, além da colocação de tubulações em locais de difícil escoamento natural.