Prefeitura municipal de Ilha Grande realiza campanha de conscientização sobre o perigo da queima de lixo

A prefeitura municipal de Ilha Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEDETUMAPA), está realizando uma campanha de conscientização e alertando  a população sobre os perigos e prejuízos que a queima de lixo causa.

A queima do lixo doméstico é crime pode dar multas e até detenção, Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/1998, além de diversos prejuízos,  como grande poluição para a atmosfera, prejuízos econômicos, à saúde e acelerando os processos de desflorestamento e de perda da biodiversidade. As queimadas prejudicam a nossa saúde, o solo, as plantas e os animais.

Preservar o Meio Ambiente e 10 razões para não realizar queimadas.

1. Queimar é crime ambiental (lei 9605, de 12/2/1998).Esta Lei prevê prisão e multa;
    2. Toda fumaça é muito danosa à saúde (mais para crianças, idosos e enfermos);
    3. A fumaça prejudica a atmosfera (danifica a camada de ozônio);
    4. Porque todos têm direito de respirar ar e, não, fumaça e veneno;
    5. Não há necessidade de queimar. Há alternativas corretas e legais;
    6. Afinal, onde há fogo, há fumaça e onde há fumaça, há poluição;
    7. Porque onde há poluição, há muitas doenças e mortes;
    8. A queima transforma o lixo, que é de um, num problema para todos;
    9. Porque de cada grupo de 2 ou 3 pessoas, 1 já tem doença respiratória;
    10.Cerca de 4 milhões de crianças morrem no mundo, a cada ano, devido à fumaça de queimadas (Estimativa do Banco Mundial 2015).