Prefeitura municipal de Ilha Grande em parceria com CODEVASF realiza entrega de material para pesca, piscicultura e horticultura.

A prefeitura municipal de Ilha Grande por meio da Divisão de Agricultura e Pesca através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba CODEVASF por meio do seu Escritório de Apoio Técnico do Município de Parnaíba, realizou na manhã do dia 08/11/2017 no município de Ilha Grande do Piauí mais uma Ação de Inclusão Produtiva através da entrega de Kits direcionados para o fortalecimento e ampliação dos seguintes Eixos Produtivos: I) PESCA; II) PISCICULTURA e III) HORTICULTURA.

De acordo com o Chefe do Escritório de Apoio Técnico da CODEVASF do município de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, nessa primeira etapa foram atendidas em torno de 30 famílias que sobrevivem dessas atividades como também a Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar do município. Além desse apoio estrutural, a CODEVASF em parceria com o departamento de pesca e agricultura da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente, desenvolverão num segundo momento diversas capacitações sobre o Manejo Produtivo e a orientação quanto a Gestão Econômica dessas atividades.

Esses Kits Produtivos foram compostos dos seguintes equipamentos: (oito) motores de rabeta com potência de 6,5 CV; (dezesseis) caixas de isopores de 160 litros; (uma) caixa de isopor de 120 litros (uma) caixa de isopor 80 litros; (uma) caixa de isopor 50litros; (uma) caixa de isopor 40litros; (quinze) puça da malha de 15mm; (quinze) puça da malha de 5mm; (cinco) berçários da malha de 5mm; (cinco) berçários da malha de 7mm; (uma) rede de arrasto multifilamento; (uma) balança digital com capacidade de 150kg; (uma) tarrafa com malha 12mm, (uma) tarrafa com malha 25mm; (duas) luvas de segurança; (seis) Aventais e (dois) kits de irrigação por gotejamento para uma área de 500m2.

Presente na cerimônia de entrega do material, o Vice-prefeito Edmar Santos ressaltou a importância do evento “A parceria entre a prefeitura municipal e a CODEVASF, vai possibilitar a emancipação dessas famílias que trabalham na agricultura familiar, no que tange a geração de emprego e renda. É preciso que os beneficiários valorizem e otimizem o apoio recebido”, pontuou o Vice-prefeito.

Segundo o Chefe de Divisão de Agricultura e Pecuária, Alex Alves, “esse é um trabalho moroso (visita, registra, avalia, mobiliza ação, executa, monitora, colhe resultados e emancipa) além de requerer habilidade de agenda diante de tantas demandas. Acredito que com a rede de Organização da agricultura, pecuária e pesca (Composta por Conselho de Des. Rural Sustentável, Fundo e Plano) podemos dialogar e aproximar as politicas publicas da sociedade. Mas é um processo de construção que esta sendo construído”, ressaltou.

Uma das beneficiadas Dona Elizabete, que foi agraciada com uma caixa de isopor, um berçário de malha e dois puças de malha, falou  que essa iniciativa é uma ótima ideia  pois a mesma tem interesse de produzir porém, devido as dificuldades não tem tanto resultados. E agradece a todos que contribuíram pois ela vai usar o que lhe foi doado e valorizar ainda mais o seu trabalho.

Para o prefeito Herbert Silva estas são realmente as ações que temos contemplar no município, ações que atendam as necessidades de nossa população. “Este é o nosso propósito trabalhar no atendimento a população de Ilha Grande principalmente as que mais precisam”, finalizou o Prefeito.