Prefeitura de Ilha Grande mantém equipes diariamente na limpeza pública.

Prefeitura de Ilha Grande mantém equipes trabalhando diariamente na limpeza pública

Manter a cidade limpa para eliminar possíveis focos transmissores doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população são algumas das atribuições.

Por: Reginaldo Júnior – Jornalista SRTE/PI 1630

Equipe de garis efetivos e contratados da Prefeitura Municipal de Ilha Grande (2017)

A Prefeitura de Ilha Grande, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, continua forte com o serviço de limpeza pública da cidade, com equipes espalhadas pelo município trabalhando em todos os períodos do dia. O esforço concentrado permite que todos os bairros do nosso município sejam atendidos com limpeza e coleta de lixo.

Os efetivos da equipe de limpeza do município receberam equipamentos individuais, calças, blusas, bonés, botas e luvas garantindo assim a segurança dos funcionários. As equipes obedecem a um cronograma que abrange diversos locais pontos e bairros da cidade, incluindo os sábados e domingo. Além disso, há sempre uma equipe que trabalha realizando os serviços de limpeza, durante a realização de eventos abertos ao público.

O município de Ilha Grande é 0.6 e não arrecada taxa de IPTU, mesmo com o mínimo de recurso do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, consegue manter o serviço de limpeza diariamente na cidade. Isso mostra a responsabilidade que o gestor têm com a sua população

Os Garis se dirigindo aos locais de trabalho (2017)

Todos os dias, as equipes se revezam em um trabalho sério e de comprometimento. A população também pode ajudar a prefeitura a limpar as ruas, procurando a Secretaria de Obras e Serviços urbanos protocolando seu pedido na prefeitura. Também é importante não jogar lixo nas ruas e não tapar as saídas de águas, isso dificulta o trabalho e, em período de chuvas, o lixo deixado na rua entope bueiros e água acumulada pode invadir casas e causar danos aos moradores.

Do Barro Vermelho aos Tatus, do Centro ao Labino

Máquina da Prefeitura trabalhando (2017)

De domingo a domingo, equipes da Prefeitura atuam no centro da cidade mantendo a limpeza. Praças, ruas, locais de feiras e frente de pequenos De domingo a domingo, equipes da Prefeitura atuam no centro da cidade, comércios são varridos.  Além do Centro, o Porto dos Tatus e seu entorno também estão recebendo bastante atenção. Na segunda quinzena do mês de janeiro, as equipes devem fazer na cidade uma limpeza completa, já pensando no período de chuvas.

Cronograma

As equipes de limpeza da prefeitura seguem um cronograma para atender o maior número de bairros possível. A população também pode ajudar a prefeitura a limpar as ruas, fazendo a solicitação para limpar uma área ou rua que por ventura a equipe de gari da prefeitura não tenha feito à limpeza e protocolar o pedido na prefeitura.

Retrato real do tratamento da limpeza pública nas gestões anteriores (1996 a 2012) – 16 anos de administração. Assim era tratada a cidade.

A população precisa fazer a sua parte

A Prefeitura de Ilha Grande pede encarecidamente à população para não jogar lixo nas ruas da nossa cidade. O lixo é um dos maiores responsáveis pela contaminação e alagamentos nas cidades, que entope bueiros e canalizações. Além disso, traz doenças. Faça a sua parte que a prefeitura está fazendo a parte dela. Ajude a deixar o município mais limpo e bonito.

Retrato real do tratamento da limpeza pública gestão (2013 a 2017) – 5 anos de administração. Assim é tratada a cidade de Ilha Grande hoje, com compromisso, responsabilidade e respeito ao povo.